Sobre o Consumo Consciente | BabyGrude Slings

BabyGrude Slings e o Ambiente

A preocupação com o meio ambiente está muito além de ser um assunto da moda. É algo bastante discutido, mas com maior foco nos problemas do que em suas soluções. A indústria, de forma geral, degrada o meio ambiente sem nenhum pudor. Mas em contrapartida o consumo consciente cresce de maneira saudável em todos os cantos do planeta.

A cadeia produtiva da indústria têxtil, que vai desde o plantio do algodão até a confecção finalizada da peça, produz grandes impactos ao meio. Aqui no Brasil ainda é difícil encontrarmos algodão orgânico, então o cultivo dessa matéria-prima básica causa enormes danos ao ar, ao solo, à água, à flora e à fauna local. São utilizados inseticidas, pesticidas e fertilizantes em quantidades absurdas. O processo de tingimento consome um volume gigantesco de água.

A confecção, última etapa dessa cadeia, gera uma enorme quantidade de retalhos. Para se ter ideia, dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção indicam que são descartados, diariamente, 12 toneladas de resíduos têxteis (retalhos) produzidos por mais de 1.200 confecções apenas na região do Bom Retiro (em São Paulo). A coleta dos retalhos é realizada de forma desorganizada, sem preocupação com uma destinação adequada.

Outro ponto a se destacar é o aspecto social. É comum encontrar, nas produções em grandes escalas, trabalhos análogos à escravidão. A produção é terceirizada pelas grandes marcas e cadeias de lojas e, consequentemente, a responsabilidade sobre essa situação.

E a BabyGrude?

A cada ano, o cenário ambiental no Brasil e no mundo torna-se mais assustador. A BabyGrude Slings não pode ignorar esse fato! Por isso, tornar nosso produto cada vez mais sustentável é uma grande necessidade.

A ficha caiu quando notamos a quantidade de retalhos que estavam ficando para trás. Na própria produção dos porta-bebês é impossível aproveitar esses descartes. Começamos então a guardar os retalhos, enquanto pensávamos em uma solução. Surgiu então a ideia das bolsas! Hoje cada carregador de bebê que sai da BabyGrude é acompanhado por uma bolsa feita do mesmo tecido, o que dá um charme a mais ao carregar, ao produto e se torna um presente sustentável para as famílias carregadeiras. Não podemos, também, esquecer da renda extra que as costureiras locais ganham com esse reaproveitamento.

Cuidar dos recursos humanos também é fundamental para nossa empresa! Trabalhamos com duas tecelagens diferentes (uma de tear manual e outra de tear elétrico), e a garantia do trabalho direto, sem terceirização, é nosso maior incentivo atualmente.

Responsabilidade Social meio ambiente, consumo consciente, indústria têxtil, algodão orgânico, BabyGrude Slings, produção dos porta-bebês, tecelagem manual, indústria têxtil, 100% algodão, consumo consciente, consumidor conscienteA tecelagem que produz nossos tecidos manualmente, localizada no interior de Minas Gerais, é resultado de um projeto beneficente, gerido por voluntários da comunidade local. Ela surgiu da necessidade de manter viva a tradição local de repassos mineiros, comuns em todo o estado mas que vinham perdendo lugar para outros ofícios. Temos aqui, então, o resgate cultural da tecelagem artesanal mineira. São desenvolvidos trabalhos com idosos e jovens da APAE local, além de pessoas de baixa renda. O projeto (sem fins lucrativos) sustenta-se através da comercialização dos produtos confeccionados pelos artesãos.

meio ambiente, consumo consciente, indústria têxtil, algodão orgânico, BabyGrude Slings, produção dos porta-bebês, tecelagem manual, indústria têxtil, 100% algodão, consumo consciente, consumidor consciente, energia solarNosso segundo fornecedor, uma industria têxtil localizada no nordeste brasileiro, exporta quase a totalidade do que produz. E 100% dos nossos tecidos são manufaturados com base em energia solar! Aqui também há a preocupação com os recursos hídricos – a água que é utilizada nos tingimentos é tratada, para só então ser devolvida à terra sem danificar o solo. Atualmente está em andamento um projeto para fazer o reaproveitamento desta mesma água para outros tingimentos. Da confecção, as sobras de tecidos são reaproveitadas para bolsas, colchas de patchwork e/ou doados a artesãos de baixa renda. Todo o processo de produção está concentrado na empresa: fiação, tingimento, acabamento, embalagem, documentação. Sem terceirização, temos a garantia de empregados em boas condições de trabalho.

Nossos tecidos são produzidos em 100% algodão. Isso não é apenas uma escolha que visa o resultado final – ser um tecido que ‘respira’ (o ar de fora consegue penetrar na peça, permitindo assim que o calor do corpo saia). Outra característica importante e fundamental na nossa cultura é sobre o consumo consciente dos recursos: o tecido de algodão dura mais tempo, é mais resistente a lavagens na máquina e ao ferro de passar. Assim nossas clientes tem a possibilidade de guardar seu sling para futuros ‘herdeiros’, ou mesmo a opção de revender o produto usado. Esse é um dos fatores que nos levaram a suspender a produção de wraps em dryfit, um material sintético e não tão durável.

Mudar para melhor, sempre.

 Nossa preocupação com as questões ambientais e sociais dos nossos fornecedores é fruto do que acreditamos para um país e um mundo melhores. O contexto atual vai muito além de falta de respeito ou de consciência – a situação do meio ambiente hoje é um desrespeito à vida.

 O momento urge! É necessário priorizar medidas que ajudem a recuperar o que já foi destruído. O consumo consciente, seja da energia elétrica, da água, dos produtos de moda ou mesmo do seu BabyGrude, pode – e deve – ser praticado no dia-a-dia. São atitudes simples: desde avaliar os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, até mesmo a escolha do onde/de quem/como comprar.

 Consumidor consciente é aquele que, ao escolher os produtos que compra, leva em conta o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca. Tem consciência de que é um agente transformador da sociedade, e de que seu consumo tem grande impacto na coletividade.

Fale Conosco

Dúvidas? Mande uma mensagem.

Enviando

©2017 BabyGrude

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?