Sling de Argolas BabyGrude Wrap argolas anodizadas 100% algodão espinha de peixe benefícios do babywearing, puerpério, benefícios psicológicos do babywearing, babywearing, exterogestação, quatro trimestre, porta-bebês, wrap, sling de argolas, sling, benefícios emocionais do babywearingOs benefícios do babywearing são tantos, que a gente precisa dividir em mais de um post. Nós já falamos sobre o carregar no puerpério, e hoje vamos abordar os benefícios psicológicos do babywearing, tanto para o bebê quanto para a mãe.

O primeiro ponto que devemos ressaltar é a exterogestação – a teoria que defende que uma gestação dura 12 meses, com o último trimestre acontecendo já fora da barriga da mãe. Os profissionais defendem que o quatro trimestre serve para que seja feita uma transição suave entre a vida intrauterina e o ambiente exterior, principalmente porque os bebês humanos (ao contrário de outros mamíferos) nascem com grande parte do cérebro ainda a ser desenvolvida e amadurecida.

Para interagir com o ambiente e criar as conexões neurais necessárias, os bebês necessitam da sensação de proteção e segurança. É nesse acolhimento que entra o contato físico com o corpo da mãe ou outro adulto, e por isso é indicado reproduzir as sensações que a criança sentia ainda na barriga. E para auxiliar nessa tarefa, temos os porta-bebês: além do aconchego junto ao corpo da mãe, um wrap ou sling de argolas possibilita que o bebê fique aquecido, ouça os batimentos cardíacos do adulto e esteja em constante (mesmo que suave) movimento.

Mas existem outros benefícios emocionais do babywearing, que listamos abaixo:

o bebê se sente mais seguro e confiante ao ser carregado no colo
bebês carregados junto ao corpo dos adultos passam a chorar menos, o que diminui a secreção excessiva de cortisol
o contato pele a pele tranquiliza tanto o bebê quanto o adulto
carregar estimula o carinho, fortalecendo vínculos
bebês carregados são estimulados na medida certa, pois podem buscar repouso e segurança quando se cansarem dos estímulos ao redor
ao serem carregados, os bebês se integram ao ambiente e à rotina familiar e aprendem mais facilmente (por observação e imitação) a cultura ao seu redor
o babywearing fortalece a autoestima dos bebês (por estarem envolvidos nas atividades familiares) e também da mãe (que tem mais autonomia e liberdade)
carregar um bebê junto ao corpo aumenta o sentimento de confiança parental

Quais outros benefícios você sente na sua rotina? Divida conosco nos comentários!

Fale Conosco

Dúvidas? Mande uma mensagem.

Enviando

©2017 BabyGrude

ou

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?